Periodontia
A periodontia é o ramo da odontologia que estuda as estruturas que sustentam os dentes, como gengivas, raízes dentárias e ligamentos periodontais.
Sobre o tratamento
Se a gengivite ou doença periodontal for diagnosticada, há várias opções de tratamento e procedimentos periodontais não-cirúrgicos e cirúrgicos para tratar a infecção, deter a retração gengival e reestruturar os dentes. As opções de tratamento variam de acordo com a extensão da doença.
A Fragata Odontologia possui especialistas em periodontia altamente qualificados para realizar o diagnóstico, prevenção e o planejamento do tratamento periodontal.
Dúvidas frequentes:
A periodontite é uma inflamação associada a grupos relativamente específicos de bactérias orais. A susceptibilidade a periodontite é altamente variável, dependendo da resposta do hospedeiro a diferentes bactérias periodontais. Embora seja a placa bacteriana o fator etiológico da periodontite, a progressão da periodontite, o grau de infecção e as características clínicas são influenciadas por fatores modificadores como fumo, diabetes, alterações sistêmicas, entre outros.
- Sangramento durante a escovação e no uso do fio dental;
- Gengiva inchada, vermelha e sensível;
- Aftas;
- Retração gengival que passa a impressão de dentes mais compridos;
- Dentes com mobilidade ou espaços entre eles;
- Mau hálito persistente;
- Pus e secreções entre os dentes e a gengiva;
- Pequeno movimento dos dentes ao fechar a boca;
- Abscessos
Os primeiros episódios de gengivite podem ser controlados apenas com a escovação adequada dos dentes. Porém, quando esse quadro não é contido no início, faz-se necessária uma raspagem dos dentes para a retirada do tártaro e da placa bacteriana. Em determinados casos é recomendado o uso de antibióticos e anti-inflamatórios.
A escovação e o fio dental são cuidados básicos essenciais para a retirada do acúmulo de biofilme na margem gengival e entre os dentes. É o primeiro passo para a prevenção da periodontite. Além disso, visitas regulares ao dentista são imprescindíveis para renovar as técnicas de escovação e realizar a raspagem preventiva de tártaro.
Se, mesmo assim, acontecer o sangramento das gengivas e sua inflamação é necessária a consulta com um especialista, para que ele possa fazer um diagnóstico precoce e evitar que a doença evolua para uma periodontite.