Dentística
É a especialidade que atua no segmento de restaurações diretas e indiretas, devolvendo ou melhorando a estética do sorriso, função mastigatória e reabilitação de dentes comprometidos por cáries, fraturas, desgastes e outros.
Sobre o tratamento
Além da saúde bucal, um visual agradável em relação à aparência do seu sorriso é imprescindível na apresentação pessoal. Através das associações de pequenos procedimentos, hoje com a odontologia estética podemos corrigir forma, posição ou cor dos dentes, criando um sorriso mais belo.
Para isso utilizamos materiais de alta qualidade devolvendo de uma forma muito similar a resistência, estética e naturalidade da estrutura dentária (cor, translucidez, fluorescência e opalescência).
O tratamento pode ser realizado, dependendo da sua indicação, com materias diversos como resinas compostas e porcelanas (zirconia, Emax, feldspáticas).
Tipos de restaurações: facetas, lentes de contato, restaurações inlay, onlay, overlay.
Procedimentos comuns da dentística:
É considerado como um dos procedimentos mais comuns a serem feitos na dentística, principalmente quando se trata de algum lesão causada por cárie ou lesões não cariosas, e traumas diversos que necessitem de uma reconstrução da estrutura dentária.
Dessa forma, a restauração irá remover a parte afetada do dente e preencher essa área com materiais específicos para impedir a entrada de bactérias e deterioração do local.
Nesse período, caso não consiga ser finalizado no mesmo dia, é colocado um curativo para o que o paciente não tenha seu dente exposto.
As restaurações podem ser de dois tipos: diretas e indiretas.
Outro queridinho do momento é o uso das lentes de contato e facetas dentais porém, muitos pacientes têm receio desse tratamento por falta de informação.
Muitos acreditam que facetas são apenas para questões estéticas, como preservar os dentes originais e promover um aspecto de sorriso mais branco.
Porém, o que muitos não sabem é que essas são apenas partes das funções das facetas, além delas, o procedimento também melhora a forma, posicionamento e função mecânica do dente.
Outro benefício é o de que elas também podem trazer benefícios funcionais e melhorar problemas com o de oclusão e melhora na mastigação do paciente também.
O que chama muito a atenção também é o tempo de duração das facetas, que pode ser de 10 a 15 anos. Mas esse tempo pode variar de acordo com os cuidados de cada paciente com a sua saúde bucal.