Clareamento dental

Com o envelhecimento é natural que ocorra o escurecimento da estrutura dental seja por fatores fisiológicos e/ou por fatores externos como alimentação, uso de cigarros, bebidas e algumas medicações.

Sobre o tratamento

Clareamento dental é um dos serviços estéticos mais procurados da Odontologia. Há dois tipos de técnicas de clareamento: Clareamento de consultório e clareamento caseiro.

  • O clareamento dental feito em consultório é indicado para quem precisa de resultado imediato. Neste procedimento é utilizado gel clareador com uma concentração mais elevada, e realizado pelo dentista. O resultado pode aparecer logo na primeira sessão.
  • O clareamento caseiro é realizado em casa, pelo paciente, através do uso de uma moldeira personalizada (paciente é moldado pelo dentista e a moldeira construída a partir do modelo dos dentes do paciente) na qual será colocado o gel de clareamento numa concentração menor do que aquele usado no consultório. O paciente é orientado e todo tratamento monitorado pelo dentista. Dura em média 3 a 4 semanas.

Importante! Cada paciente terá um resultado após o clareamento, não sendo possível prever isso antes do tratamento ser realizado. Alguns dentes são mais amarelados que outros pelo fato da composição tecidual. Nosso dente é formado por 3 tecidos: esmalte (que é a parte visível do nosso dentes, de aspecto mais branco e translúcido), logo abaixo temos a Dentina (responsável por dar a cor mais amarelada e opaca ao dente, dependendo da quantidade desse tecido o dente pode ter um aspecto mais ou menos amarelados) e após temos a polpa (tecido formado por nervo e vasos sanguíneos – é a parte viva!)

Dúvidas frequentes:

As moléculas dos géis oxidantes (liberadores de oxigênio) penetram na intimidade do esmalte e da dentina, liberando oxigênio que, por sua vez, “quebra” as moléculas dos pigmentos causadores das manchas.

 

Os dentes podem ser clareados através de géis ou pastas oxidantes (liberadores de oxigênio) das seguintes maneiras:
No consultório: o dentista realiza o isolamento do dente para proteção da gengiva e aplica um gel de peróxido de hidrogênio numa concentração maior comparado ao de consultório. Tempo de ação em média 15 minutos, podendo ser reaplicado por 2 ou 3x dependendo da marca utilizada.

Clareamento doméstico: realizado em casa com o auxílio de uma moldeira. Podendo ser o gel de peróxido de oxigênio numa concentração de 6, 10, 16% dependendo da marca, com um tempo de ação de 4 a 6 horas. Sabe – se que resultados melhores e por mais tempos são atingidos com clareamento de ação mais lenta e menor concentração.

Sim. Como outros produtos e medicamentos médicos e odontológicos, quando usados corretamente conforme orientação, não promovem nenhum prejuízo à saúde geral.

Não. A estrutura dental não é afetada.

Não. Mas o paciente precisa saber que talvez tenha que trocar ou retocar as restaurações antigas: uma vez que as restaurações não sofrem ação dos clareadores, parecerão mais escuras frente aos dentes clareados, causando desarmonia estética.

Scroll to Top