Odontologia
do sono
O bruxismo, ronco e a apneia obstrutiva do sono são distúrbios do sono tratados com o apoio do profissional da Odontologia. Os tratamentos incluem aparelhos dentários móveis.
Sobre o tratamento
O tratamento dos distúrbios do sono é fundamental para a saúde física e mental dos pacientes. Isso porque a qualidade no sono é fundamental para a manutenção e equilíbrio do corpo e da mente. Quando ocorre algum distúrbio durante o complexo processo do sono, surgem reflexos negativos no estado geral de saúde do paciente.
Distúrbios do Sono como Ronco e Apneia Obstrutiva do Sono, são doenças crônicas diagnosticadas e tratadas por uma equipe do sono multiprofissional formada por médicos, dentistas, fonoaudiólogos, psicólogos e outros.
A Apneia Obstrutiva do Sono (que é a parada da respiração durante o sono por causas obstrutivas da Via Aérea Superior) é uma doença crônica, com prevalência alta na população (1 em cada 3 pessoas tem a doença , sua prevalência é maior que hipertensão e diabetes!) e pouco diagnosticada. Pode desenvolver ou piorar quadros de hipertensão, diabetes, obesidade, síndrome metabólica, doenças cardiovasculares como infarto, AVC e outras.
Com altas taxas de morbidade e mortalidade se não tratada. Além de causar perda da qualidade de vida por conta da função fisiológica do sono ser prejudicado pelos microdespertares noturnos que possibilitam a volta da respiração. Pacientes apresentam Sonolência excessiva diurna, perda de memória, diminuição de performance no trabalho e escola, perda de libido, disfunção erétil, perdas cognitivas, aumento de acidentes de trânsito e trabalho, dentre outras.
Dúvidas frequentes:
Todo ronco já é sinal de anormalidade e precisa ser tratado, mas pode ainda não ser acompanhado de apneia.
A odontologia consegue tratar o ronco e apneia principalmente quando ainda estão em um grau leve e moderado, por exemplo, por meio de um dispositivo intra-oral que é usado durante o sono.
Esse tratamento evita o colapso das vias aéreas e promove um tensionamento da musculatura garantindo a abertura dessas vias. Permite dessa forma, que o paciente consiga respirar de modo apropriado durante o sono.
- Aumento do peso, o excesso de tecido mole na garganta dificulta mantê-la permeável ao fluxo respiratório.
- Os músculos da garganta e língua relaxam mais do que o normal: isso tende a agravar-se com a idade.
- Alterações do formato da cabeça e pescoço, proporcionalidade dos ossos da face, podem resultar em menor espaço para passagem de ar pela garganta.
A instalação do Aparelho Intra Oral de Avanço Mandibular é o tratamento realizado para a eliminação de ronco e apneia do sono, além de ajudar no bruxismo e outras condições referentes ao sono. O aparelho é confeccionado de uma forma individualizada e requer muitos cuidados pré, durante e pós confecção, evitando efeitos indesejados ao paciente durante e ao longo dos anos de uso.
A importância da manutenção do tratamento de sono se torna indispensável para que haja uma reavaliação do aparelho, dos efeitos colaterais possíveis e a grande importância em observar se o aparelho ainda está realizando seu efeito desejado e esperado.